Grau térmico

   O grau térmico da vela pode ser tão crítico a ponto de gerar detonações contínuas em um motor ciclo otto, mesmo com mapa de avanço de ignição recuado o fenômeno pode persistir. Portanto, a capacidade de uma vela trocar calor pode garantir a segurança de um motor.

   A escolha do grau térmico ideal geralmente é aferido pelas montadoras através do uso de uma vela instrumentada, com esse equipamento é possível aferir a pressão/freqüência de combustão (muito útil para aferir se há detonação e o aumento na pressão do cilindro), como também a temperatura acumulada nos eletrodos e corpo metálico.

  O objetivo é justamente atingir um grau térmico que mantenha a vela com temperatura acima dos 600 graus Celsius (temperatura que mantém características de auto-limpeza da vela), mas com temperatura logo abaixo daquela que gerou detonação e/ou pré-ignição.

  Quando um motor é modificado, como por exemplo modificações para acréscimo de potência, é comum se trabalhar no limiar da detonação, com avanço de ignição e taxa de compressão extremamente agressivos. Esse é um caso que a escolha do grau térmico da vela se torna crítico. A capacidade de troca térmica da vela pode influenciar diretamente nesse tipo de motor.

  A KolberCrank estuda a aplicação da vela, e conforme a necessidade de troca de calor, é selecionado aquele grau térmico que garanta a auto-limpeza, mas também mantenha o motor seguro.

  Abaixo uma foto de referência, comparando duas velas com graus térmicos distintos. É possível notar como a primeira tem a cerâmica com um contato bem maior (seta vermelha) ao corpo metálico do que a segunda vela, no qual nem é possível visualizar onde ocorre a união da cerâmica com o corpo metálico (seta azul). Portanto, a primeira vela possui maior capacidade de troca térmica que a segunda, já que possui maior área para transferir calor da cerâmica ao corpo metálico (que por sua vez transfere o calor ao cabeçote).

  Abaixo uma tabela de grau térmico cruzada, com referência das principais fabricantes de velas de ignição: